Acuidade Visual

Exame

O teste de Acuidade Visual, mais conhecido como "exame de vista" é um dos exames médicos comuns em provas e concursos militares. 

Os candidatos que usam correção, como óculos e lentes, são os que mais se preocupam com esse teste, e a falta de informação causa muita confusão. 

Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de "nitidez" com que o olho consegue enxergar.

Como é realizado o exame?


Este exame é comumente realizado no consultório médico, mas pode ser feito em qualquer lugar. A pessoa deve ficar atrás de uma linha imaginária distante 6 m da tabela de teste, e retirar os óculos ou lentes de contato. 

Os olhos são mantidos abertos, cobrindo-se um dos olhos com a palma da mão, ou um pedaço de papel enquanto a pessoa lê a menor linha de letras que ela possa ler da tabela, em voz alta. Se o paciente não estiver seguro quanto às letras, ele poderá tentar adivinhar. 

O procedimento deve ser repetido com o outro olho e posteriormente usando os óculos ou as lentes de contato. Pode ser feito também em um aparelho especial, uma espécie de caixa para o qual olhamos e ela projeta as letras.
 

As "letrinhas": Tabela de Snellen
 

O sistema padrão universal para avaliar a visão é Tabela de Snellen. Este teste, que a maioria de nós conhecemos, consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.

A acuidade é marcada com dois números (por exemplo, "20/40"). O primeiro número representa a distância de teste em pés entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler. Por convenção, a visão é medida na distância de 20 pés (6 metros).

 

Por isso na primeira parte da fração (numerador) temos o número 20. Nesse exemplo "20/40" seria porque as letras da fileira "40" são suficientemente grandes para que um olho normal veja na distância de 40 pés (12 metros).

tela_de_acuidade_visual.png